Aprender a dizer “NÃO” é fundamental !

Dizer “não” da maneira correta,
pode realizar grandes mudanças em
sua vida pessoal e profissional.
Fábio Azevedo




Independente da sua atividade profissional e do cargo que ocupa na hierarquia de uma empresa, seja você líder ou liderado, aprender a dizer “não” é fundamental. Muitas pessoas dizem “sim” quando na verdade queriam dizer “não”, e isso termina causando problemas de proporções gigantescas, pois fazemos concessões e aceitamos situações que não gostaríamos de vivenciar.

Por várias vezes, aqueles que não sabem dizer “não”, acreditam que estão construindo uma imagem de “boa pessoa”, que não nega, não recusa, não deixa de atender a uma solicitação seja a que hora for. Por isso, não podemos confundir, ser solícito, com ausência de decisão e opinião. James C. Hunter o autor de - O Monge e o Executivo -, fala da liderança servidora, e já ouvi muitas pessoas totalmente perdidas quanto a este conceito, pois confundem a mensagem de Hunter, acreditando que ser servidor, é aceitar qualquer solicitação, sendo assim, vamos lembrar a definição de Hunter que afirma: “Servidor é alguém com habilidades de identificar e ir ao encontro das legítimas necessidades (e não desejos) dos outros, influenciando-os para que possam contribuir completamente com seus recursos, visando às metas e o bem comum e com um caráter que inspire confiança”.

Entenderam agora? Hunter define de forma fantástica, e deixa claro que o “não” é extremamente necessário em nossa vida, não precisamos ter remorsos, fazer o bom uso desta palavra que ouvimos tanto desde de criança é fundamental para vivermos em harmonia, sim harmonia! Por incrível que possa parecer, o “não” bem pontuado nos momentos corretos, gera harmonia, aumenta a auto-estima, desenvolve o fortalecimento do caráter e principalmente lhe poupa muitos problemas futuros.

Dizer “não”, ao contrário do que muitos pensam, não é falta de educação, e também não precisa de maneira alguma ser emocional, diga simplesmente “não” com educação, sem hesitar, sem culpas, pois você está apenas exercendo o direito de dar sua opinião, evidenciando seus limites, prioridades e obrigações. Dizer “não” da maneira correta, pode realizar grandes mudanças em sua vida pessoal e profissional. Desta forma, estará delimitando seu território, deixando todos saberem claramente o que você pode e o que não pode fazer.

O “sim” pode ser destrutivo quando usado nos momentos errados, levando o ser humano ao fracasso e a ruína, elevando seus estresse, e inserindo-o até mesmo no mundo das drogas, causando transtornos que poderiam ser facilmente contornados com um simples e pontual “não”.

O sentimento de culpa é totalmente natural quando dizemos “não” a alguém, e é exatamente por isso, que devemos aprender esta arte complexa mas fundamental, diga o “não” firme e convicto de sua resposta, pois você está expressando sua opinião, sendo você, sem desculpas e acenos mudos de concordância com a cabeça, tenha certeza que esta é a melhor forma de evidenciar seu ponto de vista, de ser você mesmo!

Na vida, seja pessoal ou profissional, quanto mais você estabelecer limites, mais estará preservando sua individualidade, sendo verdadeiro, pujante e objetivo. Saber dizer “não” é um dos fundamentos da negociação, seja nos negócios ou na vida em família, negociar situações é imprescindível, e o “não” sempre vai estar presente em quase todas elas.

Uma simples tarefa de casa ou do trabalho que não podemos fazer, mas terminamos concordando com o pedido por não querer gerar um conflito naquele momento, já é o princípio da formação de um “concordante compulsivo”, aquele que vive estressado, acumulando tarefas e funções que não são suas, fazendo a vontade de todos, mas sempre reclamando que carrega o mundo nas costas e dizendo que não agüenta mais tanta pressão.

Experimente passar a dizer “não” quando tiver vontade, seja educado e cordial mas negue, imponha seus limites, e você verá que sua vida irá se transformar como em um passe de mágica, as pessoas passarão a respeitar suas opiniões, irão compreender melhor suas atribuições, e irão até mesmo lhe admirar mais por suas decisões.

Dizer “sim” para conquistar simpatia e apreço dos familiares, amigos e colegas de trabalho, pode literalmente significar grandes prejuízos para sua carreira e também para sua vida pessoal. Fazendo uma comparação mais forte para que possamos entender de vez, imagine aquele jovem adolescente que não consegue ser aceito pelo grupo dos “descolados” do bairro, e começa a dizer “sim” para coisas como: drogas, pequenos furtos e violência gratuita, será que alguém já viu alguma situação parecida? Certamente sim! Por isso é importante que aprendamos a nos impor, ser o “bonzinho da história” não vai lhe ajudar em nada, e ainda pode destruir sua carreira e sua vida pessoal.

Diga “sim” para a vida e “não” para aquilo que impede você de viver, que não lhe deixa ser simplesmente, VOCÊ!

5 comentários:

Carlos disse...

Li seu texto no site comentário economico, gostei bastante.

O link para franquias ao lado está com problemas.
Abs,

Sylvio R. disse...

Simplesmente fundamental. Como disse Tony Blair: "A arte da liderança é dizer não, e não dizer sim. É muito fácil dizer sim".

alidio disse...

ESSE TEXO ME AJUDOU MUITO!!!
MUITO OBRIGADO!!
PARABENS!!

pri disse...

muito obrigado me ajudou muito a compreender o modo de como dizer não para as pessoas ao meu redor eu tinha muita dificuldade.

Regiane aparecida Ferreira de almeida disse...

Me ajudou muito obrigada!