TUDO SERÁ COMO VOCÊ PLANEJOU ESTE ANO?

“Por mais elaborado que seja
um planejamento pessoal ou profissional,
a única coisa certa, é que ele nunca sairá
cem por cento como idealizamos”
Fábio Azevedo



O ano começou! Mais uma vez, você se vê diante de novas promessas, grandes projetos, muitos sonhos para serem realizados, e certamente simpatias de todos os tipos, não é verdade? E por via das dúvidas, muitos de nós preferem não arriscar e fazer um mix fim de ano, com direito a figa, arruda, romã, semente de uva, moedas e orações. Além das tradicionais sete ondas que devem ser puladas na beira do mar, a lentilha que devemos comer com os pés para cima, as sementes de romã na carteira, e tantas outras, será que acertei algumas?!

Todos estes recursos são realmente importantes, quando o estimulo mental correto é produzido, desenvolvendo um efeito tranqüilizante com perfil otimista em relação à incerteza de nosso futuro, seja a curto, médio ou longo prazo. A verdade, é que até mesmo as mais elaboradas simpatias, promessas e mandingas, não terão resultado se um planejamento adequado no mundo das coisas materiais não for realizado, e também, não desenvolvermos a postura mental correta diante dos acontecimentos inesperados de nossa vida.

Por mais elaborado que seja um planejamento pessoal ou profissional, a única coisa certa, é que ele nunca sairá cem por cento como idealizamos, e muito de nossos objetivos terão que ser adiados ou adiantados por motivos diversos e não calculados, que se apresentam constantemente ao longo de nossa trajetória.

Um dos fatores presentes naqueles que conquistam o sucesso em suas tarefas, desde a mais simples até as mais complexas e intrincadas, é a capacidade de administrar problemas, acidentes e situações não planejadas.

Atualmente, principalmente no universo corporativo, damos o nome para esta preciosa e requisitada habilidade, de: Resiliência.

Agora me responda, de que adiantará tantos planejamentos, reuniões, suposições e conjecturas, se diante do primeiro obstáculo, esmorecemos e desistimos de tudo? Parece até que estou dizendo algum absurdo não acham? Mas a verdade, é que, mesmo tendo total consciência de tudo isso, um elevado percentual de pessoas, em diferentes setores e áreas de atuação, desistem diante do primeiro obstáculo encontrado. Esta atitude, dá início a ciclos de insatisfação, que se repetem alternadamente, direcionando estes seres humanos, para um estado de inadequação constante diante da vida e dos resultados obtidos. Deixando para trás, um sem número de náufragos em um mar de altos e baixos!

Existem milhares de “fórmulas mágicas” para o sucesso, e mesmo que apliquemos todas elas em nossa vida, as mesmas só funcionarão se mantivermos a postura mental correta diante das adversidades! É isso que diferencia os resultados negativos dos positivos, pois a vida nunca ofereceu garantias, somos nós que às desejamos, e é essa busca pela perfeição impossível, que nos transforma em pessoas infelizes e incapazes, sem recursos para enfrentar e desembaralhar as adversidades.

Nada dá errado por acaso, por mais que tenhamos a influência de fatores externos, a causa principal dos nossos fracassos, quase sempre, reside em nossa mente, que construirá nossas atitudes.

Tudo em nossa vida depende de nossas escolhas, desde a decisão de parar de fumar para não morrer de câncer, ou beber mais copos d’água durante o dia, para não contrair problemas renais. Até um simples, não, dito no momento correto durante uma reunião de trabalho, é responsável por mudanças monumentais na vida de uma pessoa. Tudo isso, nada mais é do que o desenvolvimento da postura mental correta.

Sabe aquela frase marcante, pronunciada pelos escoteiros? “SEMPRE ALERTA”, Lembrou? Pois bem, por mais incrível que possa parecer, essas duas palavrinhas podem fazer um verdadeiro milagre em sua vida, transformando tudo em sua volta.

Estar “Sempre Alerta” quer dizer estar atento a tudo o que acontece ao seu redor. Os mínimos detalhes não podem passar despercebidos, pois será esta análise e a plena observação destes múltiplos cenários que lhe envolvem diariamente, que fornecerão as ferramentas para construir sua capacidade de administrar situações difíceis, súbitas e não planejadas.

Aqueles que conhecem e convivem no universo da aviação, estão acostumados a ouvir que: “Todo acidente é o resultado de uma série de incidentes”, ou seja, para que algo dê errado, uma série de fatores anteriores se somaram, até culminarem no fadado acidente. Não levem ao pé da letra! Procurem entender as entrelinhas do que tento apresentar. Dei este exemplo, pois quando digo “acidente”, me refiro a qualquer coisa que saia diferente de nossos planos originais. É só irmos até qualquer dicionário, e veremos que o significado da palavra acidente, revela: Um evento súbito, indesejável e inesperado, que causa danos pessoais, materiais ou financeiros, e que acontece de modo não intencional, muitas vezes derivados de efeitos cumulativos. Sendo assim, fica claro que para evitarmos acidentes de qualquer natureza em nossa vida, devemos estar atentos, sempre alertas aos incidentes, como escoteiros de plantão.

Para um planejamento perfeito, você não precisa ser um super-herói, com o poder sobre-humano de antever todos os problemas da vida! Mas devemos aprender a nos preocupar muito mais com o passado, do que com o futuro, sem esquecer de estarmos cem por cento alertas ao presente, pois é neste exato momento, que construímos o tão desejado sucesso que almejamos! Se analisarmos bem, boas previsões, nascem de análises bem feitas das experiências passadas, e da constante atenção ao presente, pois, é aqui e agora que tudo acontece, ao mesmo tempo, ao mesmo minuto e segundo, praticamente de uma só vez.

Essa atenção ao, aqui é agora, é um excelente exercício para um planejamento de sucesso, pois, quando nos tornamos melhores observadores do presente, aos poucos, vamos adquirindo a habilidade de administrar seus acontecimentos, com maestria e sabedoria, desenvolvendo a maravilhosa capacidade de resolvermos os percalços do dia-a-dia com tranqüilidade e sensatez, pois eles são em sua maioria, inevitáveis. Dessa forma, quando estamos atentos ao, agora, ficamos mais calmos e conscientes, desembaraçando com desenvoltura, a teia de problemas que se apresentam em nosso cotidiano.

Então, para começarmos este ano de vento em popa, precisamos em primeiro lugar, estar no controle deste navio chamado vida, atentos ao momento presente, sem descansar, sempre alertas!

Vejam bem, que não disse em momento algum que você não pode fazer suas simpatias e mandingas para tentar conquistar coisas melhores em sua vida! Mas lembre-se que, tudo isso, nasce e morre no interior da maravilhosa e misteriosa mente humana. É esta incrível capacidade de raciocínio, unida ao forte desejo de ter uma vida plena e feliz, que nos direciona ao não tangível, para conseguir algo real. Tudo é válido, tudo mesmo! Desde que você mantenha plena atenção aos acontecimentos do, aqui e agora.

Aos poucos, você amadurecerá as habilidades da resiliência existentes em você, conquistando está sensacional capacidade de administrar a vida como ela é, da forma que ela se apresenta, sem sofrer com aquilo que não aconteceu do jeito que desejávamos, sendo sábio para evitar os erros do passado, e habilidoso para construir no presente, o seu fantástico e próspero futuro.

Que neste ano você esteja SEMPRE ALERTA!


Fábio Azevedo

www.twitter.com/fabioazevedo
www.fabioazevedo.net

Nenhum comentário: